administrador

administrador

Publicado pelo Administrador, porém não necessariamente escrito ou opinião do mesmo!

Os profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros e dentistas, contratados por municípios de até 20 mil habitantes para trabalharem no Sistema Único de Saúde (SUS) terão direito à dedução de 90% do Imposto de Renda (IR) retido na fonte.

É o que determina o parecer da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família. O parecer foi apresentado ao Projeto de Lei 5699/09, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O projeto concede o benefício fiscal apenas para os médicos. A relatora estendeu a todos os profissionais de saúde que atuam no SUS.

Segundo o texto aprovado, o direito ao benefício será adquirido somente após período mínimo de 24 meses de trabalho. Além disso, o desconto no IR retido na fonte alcança apenas os profissionais que atuam no atendimento a pacientes. Enfermeiro que atue na área administrativa do posto ou hospital, por exemplo, não terá direito aos 90% de dedução do imposto.

Desigualdade
Geovania de Sá afirmou que o objetivo da proposta é criar um estímulo financeiro para atrair profissionais de saúde para as pequenas cidades do interior do País, onde há carência de pessoal. “A chegada de médicos e dentistas, atraídos por melhores salários, propiciará uma sensível melhoria na atenção à saúde da população residente nos pequenos municípios”, disse.

A deputada afirmou que um dos principais problemas da saúde pública no Brasil é a desigualdade na distribuição dos recursos entre as cidades. “Enquanto os grandes centros urbanos oferecem uma grande variedade de serviços de saúde de alta complexidade, os pequenos municípios, em especial os situados nas regiões Norte e Nordeste, não têm sequer acesso à atenção básica.”

Tramitação
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Terça, 05 Junho 2018 00:00

MAC exibe o documentário Divinas Divas

A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), por meio do MAC Americana (Museu de Arte Contemporânea), começa nesta terça-feira (05), a programação de filmes exibidos gratuitamente no Ponto MIS, com o documentário nacional Divinas Divas. O projeto é realizado pela parceria da Sectur com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e a sessão começa às 19h30.

Dirigido pela atriz Leandra Leal, o filme ganhou o prêmio do júri popular do festival americano South by Southwest (SXSW), realizado em Austin, no Texas, em 2017. Divinas Divas aborda a primeira geração de artistas travestis do Brasil. Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujica de Holliday, Eloína, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia 02 repleta de cinemas e teatros, cenário de contestação e provocação aos costumes da época. Um dos primeiros palcos a abrigar travestis no Brasil, o Teatro Rival era então produzido por Américo Leal, avô de Leandra Leal.

O filme irá acompanhar o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

A exibição será no MAC, que fica no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil, 1293, no bairro Jardim São Paulo. Mais informações pelo telefone (19) 3408-4800.

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue transformando espaços e cuidando das áreas existentes. Os serviços de zeladoria seguem em diversas regiões da cidade. A capinação foi realizada nesta segunda-feira (4) em áreas do Residencial Dona Margarida, além de espaços no Jardim das Laranjeiras e Planalto do Sol 2. A varredeira passou pela Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Jardim Belo Horizonte.

Já os serviços de tapa buraco foram executados na Rua do Petróleo, no Jardim Pérola, Rua Ângelo Laudissi, no Dona Regina, Rua João Gomes Moreira e Aldemar Semmler, no Santa Rosa 2, ruas Topázio, do Vidro, da Fluorita e Brilhante, no São Fernando.

Mais uma edição da Feira de Artesanato de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta segunda-feira (4) na Praça Coronel Luiz Alves (Central). Organizada pela Prefeitura e artesãos do Município, a iniciativa segue até este sábado (9). O horário de funcionamento é das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas.

Os produtores barbarenses terão à disposição peças decorativas feitas com ferraduras sucateadas, bijuterias feitas pela técnica de macramê e filtro dos sonhos, costura criativa e patchwork, bonecos de crochê feitos pela técnica Amigurumi, trabalhos feitos em EVA, guardanapos, toalhas, capas de filtro, patchwork, crochê e outros, gravação do nome no arroz, além de um espaço com doces caseiros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3464.9424 ou na Secretaria de Cultura e Turismo (Rua João XXIII, 61, Centro) de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Terça, 05 Junho 2018 00:00

Perdoam-se assim os inimigos?

No domingo, o sermão era a respeito dos inimigos.

Perguntara-se aos membros da congregação quantos deles já haviam perdoado os seus inimigos. Metade levantara as mãos.

Repetida a pergunta, cerca de 80% dos presentes levantaram as mãos.

Refazendo-a o pregador, então, pela última vez, todos responderam afirmativamente, exceto uma velhinha.

"Irmã Janete, a senhora não está disposta a perdoar os seus inimigos?".

"Eu não tenho inimigos", respondera ela.

"Irmã Janete, isso é muito incomum. Com o perdão da pergunta, quantos anos a senhora tem?".

"Noventa e três", respondera ela.

"Irmã Janete, por favor, venha aqui à frente e diga à congregação como uma pessoa pode não ter sequer um inimigo no mundo?".

A adorável senhorinha, cambaleando-se pelo corredor, dissera: “Não tenho mais. Eu vivi mais tempo do que todas aquelas vadias”.

Pela singularidade e a esperteza da resposta, pode ser assim mesmo que os inimigos são ou devam ser perdoados: quando deixem de existir.

Da mesma maneira que é difícil amar o próximo como a si mesmo. Menos os próximos mais distantes, todavia. Por isso mesmo: estão distantes. Porque, amar os próximos mais próximos é muito mais que amar a si mesmo.

Renúncias, frustrações e mais desgostos. Antes, a confiança, agora, a desconfiança. Concórdia? Até o caminho do altar. Agora, por exemplo, o que mais se vê são as constantes discussões entre os casais: o amor mais perto.

Como nunca convém, na frente do público jovem, que são os filhos pequenos! Dos grandes, também... Eles levarão para a vida futura toda aquela bagagem, repassando-a, por certo, aos seus herdeiros.

Célere, a vida segue, sem haver ninguém para ouvir, com todos querendo falar ao mesmo tempo. Mesmo que alguém ouça, é com aquele sorriso confirmador e superficial, mas com a atenção no assunto dito mais adiante; e dos adiantes, na conversa mais distante ainda. Uma Torre de Babel!

 

Alonso de Oliveira, jornalista.
Foi secretário de Administração, diretor de Suprimentos e coordenador de RH da prefeitura de Americana.  E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

No dia 30 de maio houve a movimentação das pessoas em qualquer tipo de atividade física

A última quarta-feira, dia 30 de maio, foi um dia de grandes desafios no Brasil. Em meio à paralisação dos caminhoneiros, que acarretou a escassez de etanol e gasolina em todos os postos de combustíveis, muita gente teve a rotina alterada, seja pelo cancelamento de compromissos ou a problemas com a mobilidade urbana. Mas nem por isso a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo de Nova Odessa deixou de promover o ‘Dia do Desafio’, mobilizando ao todo 10.324 pessoas.

A campanha mundial de incentivo à prática de atividade física e esportes tem por objetivo reduzir o sedentarismo e promover mudanças de comportamento na sociedade. Para isso, o Município mobilizou a maior quantidade possível de pessoas na data. Neste ano, Nova Odessa optou pelo ‘autodesafio’, ao invés de desafiar alguma cidade de porte semelhante em qualquer parte do planeta.

Coordenado mundialmente pela TAFISA (The Association for International Sportfor All) e no continente pelo Sesc São Paulo, com apoio da ISCA (International Sport and Culture Association), o Dia do Desafio ocorre na última quarta-feira do mês de maio. A iniciativa é realizada por meio da competição entre as cidades, que visa mobilizar o maior número possível de pessoas realizando atividades físicoesportivas.

Qualquer atividade é válida no Dia do Desafio: ginástica, caminhada, corrida, passeio ciclístico, natação, hidroginástica, judô, karatê, taekwondo, kung fu, yoga, tai-chi-chuan e lian gong. Além disso, festivais, torneios e campeonatos de modalidades esportivas tradicionais e adaptadas, como atletismo, futebol, basquete, voleibol, handebol e tênis, assim como gincanas, jogos e brincadeiras e aulas de ritmos.

“Desta vez tivemos um momento complicado, com muitos transtornos causados pela paralisação dos caminhoneiros. Várias cidades desistiram, mas optamos por realizar o evento e movimentar o pessoal mesmo assim”, confirma o secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta. Houve o contato prévio com academias, empresas e repartições públicas.

“No dia estávamos com escolas públicas e privadas paradas, mas mantivemos a mobilização através do apoio de academias, grupos de rua, caminhada, corrida e funcional. Além disso, contabilizando as pessoas que foram trabalhar a pé ou de bicicleta”, acrescenta Levi Tosta. Em 2017, o Município envolveu 22.620 pessoas. O telefone para mais informações na Secretaria de Esportes é o (19) 3498-1561.

O vereador Thiago Martins (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre estudos para a construção de uma pista de caminhada no canteiro central da Avenida do Compositor, no bairro Jaguari.

No documento o parlamentar relata que foi procurado por moradores dos bairros Jaguari e Nova Carioba que solicitaram a construção da pista de caminhada. “A solicitação vem pelo fato de aquela região vivenciar crescimento e desenvolvimento exponenciais, sem dispor de quaisquer espaços adequados para lazer, prática de esportes ou recreação”, afirma.

“O bairro necessita dessa pista de caminhada com iluminação e distribuição de bebedouros, gerando espaço que comportaria, posteriormente, instalação de equipamentos de ginástica para terceira idade, playground, assentos e outros benefícios para os moradores”, aponta Martins.

De acordo com o vereador, a acessibilidade também poderia ser garantida no acesso principal através de rampa inclinada, preservando-se o máximo da vegetação existente sem a retirada de nenhuma árvore, com o percurso da pista adaptado à vegetação. “Para melhor atendimento da necessidade dos moradores, é de extrema importância a pavimentação de passeio público, construção de sanitários e demais obras complementares”, explica.

No requerimento, Martins pergunta se existe a possibilidade de um projeto de pista de caminhada no bairro Jaguari e qual a previsão para a obra. Questiona, ainda, a construção de uma calçada que atravesse o canteiro central da Avenida do Compositor, promovendo o acesso de pedestres entre as Ruas Pixinguinha e Rua São Thiago e a iluminação do local.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (7).

Evento acontecerá nos dias 23 e 24 de julho na Avenida Corifeu

As inscrições do Festival Gastronômico de S.Bárbara – edição Inverno 2018 seguem até essa quarta-feira (6). Estabelecimentos devem levar documentos já preenchidos na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua João XXIII, 61, Centro. O regulamento, formulários de adesão e do termo de compromisso para participação no Festival podem ser verificados no botão Cultura e Turismo localizado no site oficial da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste www.santabarbara.sp.gov.br.

Os empreendimentos serão avaliados por uma Comissão Análise Técnica (CAT) composta por membros do Conselho de Turismo com o intuito de promover o desenvolvimento das propostas. As inscrições serão submetidas à Comissão que analisará as propostas inscritas, onde serão avaliados conceitos de originalidade e apresentação, além da criação de novos pratos ou porções, originais e criativos.

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e conta com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o evento está marcado para dias 23 e 24 de julho, das 18 às 23 horas, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques em frente ao Parque dos Ipês, no Jardim Belo Horizonte.

Uma das novidades desta edição é o Roteiro Gastronômico – que acontecerá antes do Festival. Essa ação acontecerá de 6 a 22 de julho nos empreendimentos gastronômicos participantes. Com o objetivo de fomentar o turismo gastronômico, o empreendimento participante deve oferecer o menu em seu cardápio no período de realização deste Roteiro. Empreendimentos que não possuam espaço físico devem divulgar e comercializar seus pratos e porções por meio online.

LANÇAMENTO - Haverá um coquetel de lançamento do Festival Gastronômico de S.Bárbara – edição Inverno no dia 4 de julho, às 19h30, no Museu da Imigração (Rua João Lino, 371, no Centro). O evento é destinado à imprensa, autoridades municipais e formadores de opinião da cidade e região.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3455.7000.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho para todo o público-alvo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste. O Município segue as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, que decidiram pela prorrogação em virtude dos impactos ocasionados pela crise de desabastecimento que o país vivenciou nos últimos dias.

As doses seguem disponíveis ao público-alvo, sendo idosos, profissionais da área de saúde, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres na fase pós-parto), professores e grupos de pessoas com comorbidades.Professores e portadores de comorbidades devem apresentar documentos que comprovem suas situações.

Até o momento, 23.171 pessoas já foram vacinadas contra a gripe no Município, o que corresponde a 52% de cobertura do público-alvo. As crianças e gestantes são os grupos menos vacinados com 29,37 e 28,18% de cobertura, respectivamente. Já o grupo dos idosos é o de maior cobertura, com 66,95%. A meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo prioritário.

Confira os pontos e horários de vacinação contra a gripe em Santa Bárbara d'Oeste nos dias de semana:

- UBS "Dr. Jeber Juabre" (Centro de Saúde II) - das 7h30 às 15 horas

Avenida Sabato Ronsini, 203 - Vila Borges/Vila Linópolis - Telefone: 3454.1107

- UBS "Amália Salvador Dal'Bello" - das 8 às 12 horas e das 12h30 às 15 horas

Rua do Centeio, 38 - Jd. São Fernando - Telefone: 3457.4981


- UBS "Dr. Helio Furlan" - das 8h30 às 11h30 e das 13 às 15 horas

Rua do Algodão, 1441 - Cidade Nova - Telefone: 3457.4856


- UBS "Dr. José Togeiro de Andrade" - das 7h30 às 15h30

Rua dos Tucanos, 406 - Jd. São Francisco 2 - Telefone: 3454.0910


- UBS "Dr. Simão Galdeman" - das 8 às 12 horas

Rua Portugal, 522 - Jd. Europa - Telefone: 3457.4954


- UBS "Dr. Carlos Perez" - das 7h30 às 11h30

Rua 23 de Maio, 196 - Bairro 31 de Março - Telefone: 3454.6515


- UBS "Dr. Felício Fernandes Nogueira" - das 7h30 às 15 horas

Rua do Cobre, 850 - Pântano 2 - Telefone: 3457.5021


- UBS "Dr. José Wenceslau Júnior" - das 8 às 14 horas

Rua Ribeirão Preto, 110 - Jd. Esmeralda - Telefone: 3457.5072


- UBS "Paulo Pereira Fonseca" - das 7h30 às 11 horas e das 12 às 15h30

Rua Coronel Hélio Caldas, 57 - Cruzeiro do Sul - Telefone: 3454.5669


- UBS "Dr. Célio Faria" - das 8 às 14 horas

Avenida Sebastião de Paula Coelho, 600 – Conj. Roberto Romano - Telefone: 3454.4885

- UBS “Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães" - das 8 às 12 horas

Rua Mombuca, 385, Planalto do Sol 2 - Telefone: 3457.3675

Aproximadamente R$ 620 mil arrecadados com multas de trânsito aplicadas em Americana foram revertidos em melhorias diretas à população. O valor foi investido no recapeamento de 30.215 m2 de ruas do município com grande fluxo de veículos, realizado desde o dia 8 de maio com previsão de término nesta sexta-feira (18).

Na semana passada, receberam os trabalhos de recapeamento a Rua Cabo Osvaldo de Moraes – trecho entre a Rua Guaranis e a Rua Abolição (Nova Americana); Rua Guaicurus – trecho entre as ruas Paul Harris e Dom Pedro (Nova Americana); Rua José de Alencar, trecho entre a Rua Major Rehder e Avenida Campos Salles; e a Rua Gonçalves Dias, que foi recapeada no trecho entre as avenidas de Cillo e Brasil, localizada no bairro Vila Medon.

Nesta semana, o recapeamento foi realizado na Rua Cuba, localizada no bairro Frezzarin, no trecho entre as ruas São Salvador e Bolívia, e será finalizado nesta sexta-feira (18) o serviço na Rua São Gabriel, no trecho entre a Avenida Unitika e Rua São Vito. Os trabalhos são realizados pela empresa Compec Galasso Eng. e Construções Ltda., vencedora do processo licitatório para este tipo de obra na cidade, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Sosu).

O secretário da pasta, Adriano Alvarenga Camargo Neves, destacou que foram escolhidos trechos que estavam com o pavimento bastante danificado com o grande fluxo de veículos. “Nosso planejamento é promover essas melhorias em diversos outros pontos da cidade, priorizando as ruas com maior fluxo de veículos, de acordo com a disponibilidade financeira. Os serviços realizados nestas duas semanas devem proporcionar uma melhoria significativa no trânsito, gerando maior conforto e segurança aos munícipes”, comentou.

Nos próximos dias, a Sosu deve anunciar outras ruas que receberão obras de recapeamento.

Pagina 1 de 53

Sobre Nós!

Web Portal Santa Bárbara d’Oeste SP, de conteúdo informativo independente, todas as notícias e artigos são de propriedade e responsabilidade do autor.

 

Informações da cidade de Santa Bárbara d’Oeste e Região!

Fale Conosco!

Últimos posts