administrador

administrador

Publicado pelo Administrador, porém não necessariamente escrito ou opinião do mesmo!

Jovens do sexo masculino de Santa Bárbara d’Oeste nascidos de 2.000 ou anos anteriores poderão realizar o Alistamento Militar online. Para isso, basta informar o CPF e utilizar dados do Certidão de Nascimento e RG ou Documento de Nacionalização no site www.alistamento.eb.mil.br no campo "Quero me alistar". O prazo segue até dia 30 de junho.

Ao final do processo online, será emitido um número de protocolo, com ele, o cidadão deverá comparecer na Junta de Serviço Militar de Santa Bárbara, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas, e está localizada na Praça João 23, s/nº, sala 4, no Centro.

Na Junta de Santa Bárbara, o jovem ainda deve apresentar xerox de certidão de nascimento e CPF originais e cópias, xerox de comprovante de endereço em nome dos pais do próprio alistado (água, luz ou telefone fixo com data recente) para solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), e posteriormente, realizar o Juramento à Bandeira. Não é mais necessário foto 3x4 do alistado.

Os nascidos em classes anteriores ou pessoas com algum tipo de deficiência deverão comparecer diretamente à Junta. O alistamento é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino e segue também às pessoas com deficiência física e mental. O jovem que não se alista fica em débito com o serviço militar e não pode tirar passaporte, ingressar como funcionário público, entre outras sanções.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3455-2534 ou pelo site: http://www.santabarbara.sp.gov.br/juntamilitar/.

Em resposta ao requerimento do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), a Prefeitura informou a empresa contratada para realizar a manutenção da iluminação pública no município realiza, em média, 405 atendimentos mensais. No documento, assinado pelo secretário de Governo, Rodrigo Maiello, o Executivo diz que encaminha diariamente todas as solicitações feitas pela população à empresa terceirizada para a execução do serviço.

A Ilumitech Construções Ltda. presta serviços desde maio de 2015 e, nesse período, realizou 12.158 atendimentos, o que dá uma média de 405 atendimentos por mês. Atualmente, o Município paga R$ 73.331,18 por mês para a empresa contratada e esse contrato tem vigência anual, podendo ser aditado.

Perguntada sobre a quantidade de reclamações que constam no protocolo da Secretaria de Obras e Serviços para atendimento e sobre o tempo ideal de espera para execução dos serviços, a Prefeitura não respondeu, limitando-se a informar que a prestação dos serviços de responsabilidade do município é contínua, realizada diariamente, e que os pedidos de manutenção são atendidos conforme estabelece o contrato. A Administração ressalta que muitos dos pedidos solicitados, na verdade, continuam sendo de responsabilidade exclusiva da CPFL e não da Prefeitura.

Quanto às reclamações de pontos escuros, o secretário de Governo afirmou que elas devem ser protocoladas pela população diretamente na Prefeitura ou por meio do telefone (19) 3455-8101 (atendimento eletrônico).

Questionada se a cobrança da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) agilizou o atendimento desses serviços no Município, a Administração respondeu que os recursos pagos pela população permitem que a Administração realize novos investimentos, assim como utilize o dinheiro com finalidade específica para o custeio de toda a rede pública de iluminação. De acordo com o setor de Contabilidade, a média mensal dos valores arrecadados com a CIP atinge o montante de R$ 411.115,00. Segundo a Prefeitura, todo o valor arrecadado com a contribuição é aplicado integralmente em iluminação pública.

Os finalistas da edição 2018 do Torneio de Férias de Futsal Masculino estão definidos. Os confrontos que apontarão os primeiros campeões da temporada de competições promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Seme (Secretaria Municipal de Esportes), serão disputados na sexta (19), segunda (22) e terça-feira (23), em finais no Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro.

Além destes jogos, teve início nesta quinta-feira (18) o Torneio de Férias de Futsal Feminino. A competição segue na sexta, sábado (20) e terá suas decisões também na terça-feira.

Confira os confrontos e os resultados do Torneio de Férias:

Próximos jogos

Sexta-feira (19)
No Ginásio Municipal “Mirzinho Daniel”, no São Francisco
9 horas - Feminino Sub-13 – Projeto Conquista x Seme Futsal B
9h30 - Feminino Sub-17 – Seme Futsal A x Gol de Placa

No Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro
18h45 – Final do Masculino Sub-10 – Os Gaviões A x Os Gaviões B
20 horas – Final do Masculino Sub-08 – Arena Icaraí A x Arena Icaraí B

Sábado (20)
No Ginásio Municipal “Mirzinho Daniel”, no São Francisco
9 horas - Feminino Sub-13 – Seme Futsal A x Seme Futsal B
9h30 - Feminino Sub-17 – Gol de Placa x Seme Futsal B

Segunda-feira (22)
No Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro
18h45 – Final do Masculino Sub-16 – Nacional B x E.S. União Barbarense B
19h45 – Final do Masculino Sub-14 – Os Gaviões A x Carioca

Terça-feira (23)
No Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro
18h45 – Sub-12 – Gol de Placa Santa Rita x Os Gaviões
19h30 – Final do Feminino Sub-13
20h15 – Final do Feminino Sub-17

Últimos resultados

Quinta-feira (18)
No Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro
Sub-16 – Império da Bola B 1x6 Nacional B
Sub 16 – E.S. União Barbarense B 6x4 Os Gaviões A

No Ginásio Municipal “Mirzinho Daniel”, no São Francisco
Feminino Sub-13 – Projeto Conquista W.O. 0x1 Seme Futsal A
Feminino Sub-17 – Seme Futsal A 7x3 Seme Futsal B

Quarta-feira (17)
No Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro
Sub-08 – Arena Icaraí 12x1 Meninos da Vila / Arena Show de Bola
Sub-08 – Os Gaviões 2x4 Arena Icaraí A
Sub-12 – Meninos da Vila (2) 3x3 (3) Os Gaviões A
Sub-12 – Gol de Placa Esmeralda 1x2 Gol de Placa Santa Rita
Sub-14 – Os Gaviões B 1x2 Carioca
Sub-14 – Império da Bola 0x2 Os Gaviões A
Sub-16 – Império da Bola 1x0 W.O. Seme Conquista
Sub-16 – Nacional B 6x2 E.S. União Barbarense A
Sub-16 – Carioca 1x3 E.S. União Barbarense B
Sub-16 – Os Gaviões A 4x0 Império da Bola A

Terça-feira (16)
No Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro
Sub-10 – Os Gaviões B 5x1 Gol de Placa Esmeralda
Sub-10 – Os Gaviões A 2x0 Meninos da Vila
Sub-14 – Os Gaviões B 4x2 Gol de Placa Esmeralda B
Sub-14 – Império da Bola 3x3 Nacional
Sub-16 – E.S. União Barbarense B 1x1 Nacional B
Sub-16 – E.S. União Barbarense A 11x3 Nacional A
Sub-16 – Carioca 5x3 PSG
Sub-16 – Projeto França 3x2 Team Fião

Segunda-feira (15)
No Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro
Sub-08 – Arena Icaraí B 5x0 Meninos da Vila/Arena Society
Sub-08 – Gaviões 3x0 Carioca
Sub-12 – Gaviões B 1x7 Gol de Placa Esmeralda
Sub-12 – Seme/Conquista 0x10 Gaviões A
Sub-12 – Gol de Placa Santa Rita 2x1 Carioca
Sub-14 – Nacional 1x2 Os Gaviões A
Sub-14 – Carioca 3x2 Gol de Placa / Esmeralda B
Sub-16 – Team Fião 1x4 E.S. União Barbarense B
Sub-16 – PSG 1x1 E.S. União Barbarense A
Sub-16 – Gol de Placa Esmeralda 3x6 Gaviões A

Sexta-feira (12)
No Ginásio Municipal “Djaniro Pedroso”, no Centro
Sub-10 – Gol de Placa Santa Rita 0x4 Gaviões B
Sub-10 – Gaviões A 1x0 Gol de Placa Esmeralda
Sub-10 – Carioca 2x1 Gaviões C
Sub-12 – Gaviões A 1x4 Gol de Placa Esmeralda
Sub-12 – Gaviões B 5x0 Seme/Conquista
Sub-12 – Carioca 1x3 Meninos da Vila
Sub-14 – Seme 1x6 Carioca
Sub-14 – Seme/Conquista 0x5 Império da Bola
Sub-14 – Gaviões A 3x1 Gol de Placa Esmeralda A
Sub-14 – Gol de Placa Santa Rita 1x3 Nacional
Sub-16 – Gaviões A 5x4 Seme/Conquista
Sub-16 – Império da Bola A 6x1 Gol de Placa Santa Rita
Sub-16 - Gaviões B 1x2 Império da Bola B

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recebeu, nesta manhã (18), a visita, em seu gabinete, da vereadora americanense Judith Batista (PDT).

Ao lado da parlamentar da cidade vizinha, Joi participou de reunião com o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, para reivindicar o recapeamento da avenida da Amizade, assim como revitalização da sinalização e melhorias no trânsito, uma vez que a referida avenida fica na divisa com a Americana.

No início deste mês, a vereadora Judith Batista já havia protocolado na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pedia alterações no trânsito daquela avenida, no cruzamento com a rua São Tiago, na Vila Dainese. No documento, a parlamentar afirmava ter sido procurada por moradores e motoristas que trafegam pelo local, os quais solicitaram a intervenção, em função dos constantes problemas no trânsito.

Entre as solicitações feitas ao secretário de Governo, estão melhorias na sinalização de solo de trânsito, além de instalação de semáforos, lombadas eletrônicas, recapeamento, iluminação e a revitalização das rotatórias existentes em toda a extensão da avenida.

“Essa é uma região muito populosa das duas cidade, por isso pretendemos unir forças e cobrar a conservação da avenida da Amizade, uma das principais vias de nossos municípios”, afirmou Joi. No encontro, o secretário se comprometeu a analisar todas as reivindicações e encaminhá-las ao setor competente.

Por meio de Moção protocolada nesta quinta-feira (18), o vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), manifesta apelo à Secretaria Estadual de Saúde, quanto à disponibilização de vacinas contra a febre amarela para o Município de Santa Bárbara d’ Oeste.

O parlamentar destaca que essa doença, causada por vírus e transmitida por vetores, é grave e pode levar à morte. No Município, no entanto, apenas estão sendo aplicadas vacinas em pessoas que viajarão para alguma região classificada como área de risco.

“Santa Bárbara d’ Oeste foi considerada área fora de risco da doença, porém, a população está preocupada quanto ao não recebimento da vacina.

Mesmo sem casos confirmados da doença, a imunização em toda a população seria de suma importância”, afirmou o vereador, ressaltando que o Poder Público não deveria esperar o aparecimento de casos da doença na cidade para tomar providências, colocando em risco a vida da população.

O vereador Cláudio Peressim (Patriota) protocolou, ontem, o Projeto de Lei nº 5/2018, que dispõe sobre a identificação em pintura na cor amarela dos suportes ou postes que contenham dispositivos que registram o controle de velocidade no município de Santa Bárbara d’Oeste. A propositura prevê que as empresas prestadoras de serviços, responsáveis pela instalação e manutenção de equipamentos que registram o controle de velocidade, efetuarão a pintura, na cor amarela refletiva, dos suportes ou postes que contenham esses dispositivos.

O projeto dispõe, ainda, que os suportes ou postes que contenham o dispositivo para controle de velocidade devem estar sempre visíveis aos motoristas, não podendo sua localização estar encoberta por qualquer meio material, vegetação e outros obstáculos.

Na exposição de motivos do projeto, o vereador explicou que seu objetivo é orientar e facilitar a identificação dos equipamentos que registram o controle de velocidade. “A pintura em cor amarela refletiva dos suportes ou postes que contenham esses dispositivos será como um mecanismo de alerta, ou seja, possibilitará aos condutores de veículos, para que se atentem ao limite de velocidade da via, como forma de educar os motoristas sobre leis de trânsito”, afirmou.

Peressim destacou também que a Resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, a qual dispõe sobre requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, prevê que cabe à autoridade de trânsito determinar a localização, a sinalização, a instalação e a operação dos medidores de velocidade do tipo fixo, garantindo a visibilidade do equipamento.

“Com a facilidade na identificação desse tipo de dispositivo, muitos motoristas ficarão mais conscientes quanto ao respeito às leis de trânsito. Essa medida simples também evitará acidentes, uma vez que muitos condutores freiam bruscamente quando já estão perto dos radares”, disse.

Patrocinado pela CAIXA, “CEDOC em movimento” abre novas inscrições para o primeiro semestre de 2018.

Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, a Educação Patrimonial do projeto “CEDOC em Movimento” retoma suas atividades. A iniciativa do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi busca promover o acesso das crianças participantes à memória histórica e afetiva de Santa Bárbara d´Oeste. As inscrições para as escolas interessadas começam a ser recebidas na próxima terça-feira, 23 de janeiro.

Com o intuito de aguçar a curiosidade de alunos e educadores, o CEDOC da Fundação Romi traz piratas e detetives para seu espaço educacional neste primeiro semestre de 2018. Relacionando o conteúdo histórico disponível em seu acervo e guarda às diretrizes curriculares nacionais da educação básica, o CEDOC se contrapõe à imagem de “museu estático”. Suas oficinas de Educação Patrimonial instigam a investigação e o jogo da descoberta, despertando a curiosidade dos pequenos participantes, colocando em prática uma metodologia de aprendizagem mais dinâmica.

Trajados como piratas e detetives e orientados pelos profissionais do CEDOC, educadores e alunos compreendem as possibilidades de abordagem do conteúdo histórico, outrora visto de forma “enfadonha”, por meio de uma nova perspectiva: a do desafio e do protagonismo.

“O objetivo deste trabalho educativo tão lúdico é proporcionar meios às crianças e aos educadores, estimulando sua curiosidade e imaginação, para que conheçam o passado de Santa Bárbara d´Oeste e estabeleçam relações com o presente”, pontua Sandra Edilene de Souza Barboza, Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi.

Inscrições – O agendamento das turmas interessadas deve ser realizado pelos educadores e coordenadores escolares através do telefone do CEDOC da Fundação Romi (19) 3499-1558, a partir do dia 23 de janeiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h15 ao meio dia e das 13h às 17h. Mais informações podem ser consultadas também pelo site da instituição www.fundacaoromi.org.br/cedoc ou pelo do projeto www.fundacaoromi.org.br/cedoc/educacaopatrimonial.

Programação

Oficina: CAÇA AO TESOURO
Público Alvo: Jardim 2
Duração: 90min
Número máximo de participantes: 40
Atividade: Através da brincadeira do Caça ao Tesouro, as crianças irão conhecer o CEDOC como um local que “guarda” a história da Cidade. Como no mundo do faz de conta serão os piratas do CEDOC que irão montar o seu próprio chapéu. Divididos em grupos irão explorar o museu a partir de pistas espalhadas no próprio local. Ao percorrerem o Espaço Expositivo, os objetos antigos serão apresentados e contextualizados no jogo do Caça ao Tesouro.

Oficina: ENIGMAS NO CEDOC – Fundação da Cidade
Público Alvo: 4º e 5º Ensino Fundamental I
Duração: 90min
Número máximo de participantes: 40
Atividade: Nessa atividade os alunos serão detetives e terão que descobrir a história da fundação da cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Vestidos com suas capas de detetives e lupas nas mãos irão procurar evidências, pistas e ao final da atividade conhecerão sobre Margarida da Graça Martins, a fundadora da Cidade.

CEDOC em Movimento

O Projeto “CEDOC em movimento” tem como meta impactar, através de suas ações, mais de 35 mil pessoas. Além das Oficinas de Educação Patrimonial, voltadas para crianças do Ensino Fundamental I, e das expedições fotográficas que agruparam dezenas de fotógrafos em pontos históricos do município (Praça Central e Matriz Santa Bárbara, Usina Santa Bárbara e, por fim, Santo Antônio do Sapezeiro), há também atividades extramuros com educadores da rede municipal de ensino, por meio da ação educativa “Baú da História”, e uma exposição fotográfica itinerante, fruto das expedições.

Previstas para acontecerem as partir do segundo trimestre de 2018, a ação educativa “Baú da História” e a exposição fotográfica itinerante, fruto das expedições, foram estruturadas para oportunizarem o acesso, tanto à comunidade escolar quanto à população regional, a um recorte histórico de Santa Bárbara d´Oeste. O objetivo é que os espectadores conheçam a história do município, sinta-se parte dela, (re)estabeleçam um vinculo afetivo com a cidade e compreendam a importância do CEDOC da Fundação Romi como espaço educacional de preservação, guarda da memória e compartilhamento de saberes.

A programação das inscrições para participar da ação educativa “Baú da História”, e o cronograma de pontos de exibição da exposição fotográfica itinerante, fruto das expedições, será divulgada pela Fundação Romi em meados de abril.

Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro

A Caixa e a Fundação Romi assinaram no mês de Abril/17, em Santa Bárbara D´Oeste (SP), o contrato que destina investimentos de R$ 200 mil para projeto de educação patrimonial, intitulado “CEDOC em Movimento”, com o objetivo de realizar ações educativas direcionadas aos educadores, aos estudantes e à comunidade de Santa Bárbara d’Oeste e região, beneficiando aproximadamente 35.000 pessoas até o fim de 2018.

O projeto foi selecionado no edital do Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro – 2017/2018, no qual concorreram propostas de instituições de várias regiões do país, sendo selecionados 13 projetos, representando um valor total de R$ 3 milhões com utilização prioritária da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro tem como objeto a seleção de projetos de entidades museais que visem assegurar a democratização do acesso e a preservação do patrimônio cultural brasileiro. O processo de seleção é bienal e contempla projetos de funcionamento de instituições museológicas, tais como programas pedagógicos (ações de arte-educação, oficinas, palestras, cursos, visitas mediadas), programação de mostras de seu acervo permanente e mostras temporárias, dentre outros.

O vereador Odir Demarchi (PR) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre a implantação de melhorias para o calçadão da área central do município.

De acordo com o parlamentar, em visita ao centro da cidade, em especifico ao calçadão, moradores e comerciantes foram ouvidos com o intuito de buscar melhorias para todos que utilizam o local. “O objetivo é trazer mais conforto, segurança e estimular o comércio da região central, transformando o espaço em um novo cartão postal e assim atrair um público maior da cidade e de toda a região”, aponta Odir.

No requerimento, o vereador pergunta se existe a possibilidade de instalação de pontos cobertos com bebedouro e bancos para descanso, bem como implantação de arborização e paisagismo, incluindo vasos e lixeiras. Pede, ainda, a criação de um playground monitorado, a substituição do sistema de iluminação da região por um sistema em led, a criação de novas vagas para veículos e a realização de feiras culturais no local.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (25).

A intenção é agilizar e garantir o acesso à vacina.

Nessa quinta-feira, 18 de janeiro, o vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim protocolou na Câmara Municipal de Americana um requerimento pedindo informações sobre as senhas entregues nos postos de saúde da cidade para a vacinação contra a febre amarela. O vereador questiona se existe a possibilidade das unidades de saúde agendarem um dia e horário para facilitar o acesso das pessoas à vacina, evitando que os munícipes que precisam tomá-la fiquem por longos períodos aguardando a distribuição das senhas.

Atualmente são distribuídas diariamente 100 senhas para atendimento por unidade de saúde, número que em alguns dias é inferior à procura. Nessas ocasiões ocorre que algumas pessoas ficam sem a vacina na data e precisem voltar novamente à fila de espera pela senha.

Segundo o vereador, o agendamento facilitaria e agilizaria o atendimento ao cidadão, evitando as longas filas de espera e a possibilidade de ficar sem a vacina no dia de seu atendimento. O requerimento será votado na primeira sessão do ano, mas enquanto isso o vereador está em contato com o setor responsável da Prefeitura para tentar viabilizar a adequação.

Premiação foi feita no estande do Brasil na Feira Internacional de Turismo

O dia hoje foi de festa para o Brasil no estande do Ministério do Turismo na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madri, Espanha. O espaço foi palco da entrega do título ‘Capital Latino-americana da Cultura Gastronômica’ à São Paulo, um reconhecimento à qualidade e diversidade da gastronomia paulistana. O título foi entregue pelo secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, ao embaixador do Brasil em Madri, Antônio José Ferreira Simões.

“É uma honra para o Ministério do Turismo participar desse evento da concessão de um título tão importante para uma cidade brasileira. Esse fato, sem dúvida, contribui para que a gastronomia do Brasil, como um todo, seja um dos principais ativos do turismo nacional”, comemorou Alberto Alves.

A gastronomia é um dos itens mais bem avaliados pelos turistas internacionais que visitam o país. De acordo com pesquisa realizada pela Pasta, mais de 95% dos estrangeiros que estiveram no Brasil em 2016 aprovaram a gastronomia do país. A avaliação positiva é ainda maior se fizemos um recorte de avaliação por cidade – a gastronomia paulistana foi aprovada por 97,5% dos turistas internacionais no mesmo ano.

Participaram, ainda, da entrega do título o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos e o presidente da Academia Iberoamericana de Gastronomia, Rafael Anson.

BRASIL DOS GRANDES EVENTOS – Outra boa notícia para o turismo brasileiro foi comemorada nesta quinta-feira (18) também na FITUR. O Brasil será palco da 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018, maior congresso do mundo de turismo termal, saúde e bem-estar. Será a primeira vez que o evento será realizado em terras brasileiras. A Termatalia deve reunir cerca de três mil profissionais do turismo de 40 países.

Dados da Organização Mundial do Turismo apontam que o turismo termal deve crescer 9% nos próximos cinco anos, o dobro do esperado para o turismo convencional.

Pagina 1 de 25

Sobre Nós!

Web Portal Santa Bárbara d’Oeste SP, de conteúdo informativo independente, todas as notícias e artigos são de propriedade e responsabilidade do autor.

 

Informações da cidade de Santa Bárbara d’Oeste e Região!

Últimos posts